#REDAÇÃONOTAMIL CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, PRESENTE PARA VOCÊS E MAIS

sem_cereja_redacaonotamil_concordanciaverbalenominal_

O #RedaçãoNotaMil voltou e vamos começar a falar sobre concordância verbal e nominal. Além disso, tem surpresa para vocês no final!

Quando tentamos entender na sala de aula concordância verbal e nominal percebemos que existem um milhão de regras que acabam atrapalhando mais do que ajudando. Mas, você sabia que existe uma regra para acertar praticamente 98% dos casos concordância verbal e nominal?

Concordância verbal

Nesse caso, o verbo deve sempre concordar com o sujeito em número e pessoa. Ou seja, singular  ou plural; primeira, segunda ou terceira pessoa. Exemplo:

Maria acordou.

Maria é a terceira pessoa do singular (é possível substitui por ela), por isso o verbo deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.

Os gêmeos acordaram.

Os gêmeos são a terceira pessoa do plural (é possível substituir por eles), por isso o verbo deve ser conjugado na terceira pessoa do plural.

Resumidamente, se você identificar em qual pessoa e o número está o sujeito, para fazer a concordância verbal é só conjugar o verbo de acordo com essa informação.

Concordância nominal

Nesse caso, o tudo que é ligado ao substantivo da frase deve concordar com o mesmo em gênero e número. Ou seja, singular e plural; feminino e masculino. Exemplo:

Encontrei as roupas caídas no chão.

Roupas é o substantivo, por isso “as” e “caídas” devem concordam estando no plural e no feminino.

O homem bonito passou na rua.

Homem é o substantivo, por isso “a” e “bonito” devem concordar estando no singular e no masculino.

Para saber mais, veja o vídeo a seguir

Para ver outros casos, clique aqui.

5 dicas para tirar nota 1000 na Redação ENEM clique aqui
Como fazer uma boa proposta de intervenção clique aqui
Estrutura da dissertação argumentativa clique aqui

E o melhor está aqui no final! Como recebo muuuuitos pedidos para corrigir redação e infelizmente não posso atender a todos gratuitamente, resolvi “sortear” redações de vocês para corrigir. Vai ser assim, me envie sua redação, farei um correção detalhada e te enviarei. Para que isso ajude a mais pessoas, vou fazer essa correção em vídeo também, assim mais pessoas vão ser beneficiadas. O que acham?

Se quiser participar basta me seguir em todas as redes sociais (instagram, facebook e youtube). Enviar um email para semcereja@gmail.com com o assunto “#REDAÇÃONOTAMIL – CORREÇÃO”, coloque em anexo sua redação em formato word e o link dos textos motivadores.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta